FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$ 400 | USE O CUPOM 10OFFVOLARE NA PRIMEIRA COMPRA
23/01/2024

Boas práticas no uso do WhatsApp no trabalho

Se você trabalha com WhatsApp, ajuda muito saber a melhor forma de usar. Lidar com centenas de notificações por dia pode ser paralisante! Faz toda a diferença saber como usar para poupar não só o seu tempo, mas também o tempo dos outros.

Pode parecer exagero, mas para quem trabalha com WhatsApp como principal canal de comunicação (e apostamos que é a grande maioria) essas atitudes poupam muito tempo, que olha… é um recurso valioso.

1. Não envie mensagens picadas.
Procure escrever tudo de uma vez, ou em blocos maiores. Não seja essa pessoa:
“Oi”
“Boa tarde”
“Como está?”
“Sabe aquele assunto?”


2. Pense que cada mensagem enviada é como um cutucão que você dá no ombro de alguém. 
Cada mensagem, uma notificação diferente. Então, economize aí. E claro, é bom desativar as notificações também, ou pelo menos, silenciar. Prefira assim:

“Olá, boa tarde. Tudo bem? Sobre o assunto que conversamos ontem, penso que é viável sim. O que acha de marcamos uma call para hoje às 17h para alinharmos os detalhes? “

3. Não diga bom dia / boa tarde / boa noite e fique esperando a pessoa responder.
Já escreva o que você quer. Adiante o assunto. Praticidade é tudo.

4. Evite áudios, mas se precisar enviar, escreva sobre o que é o áudio.
Procure colocar por extenso sobre o que eles são, um resumo de algumas palavras. Além de deixar o interculor a entender sobre o que é o áudio, facilita muito se você precisar usar a busca do chat para localizar algum assunto.

5. Evite enviar por WhatsApp o que poderia ser um e-mail. 
Não é urgente? Manda no e-mail. No máximo, envie uma mensagem avisando do e-mail. 😉

O dia a dia de quem trabalha com WhatsApp é uma loucura, são muitas notificações. Mantenha essa canal apenas para conversas que demandem tempo de resposta mais curto. Para todos os demais casos, não se esqueça de usar o bom e velho e-mail.