Com o encerramento do período de festividades de fim de ano, é dada a largada a um novo ano. Para aqueles que optaram por aproveitar o fim de ano para dar uma pausa nos estudos, janeiro é o período ideal para recomeçar. Já para os que decidiram manter o ritmo de estudo, esse mês é indispensável na elaboração de um novo planejamento rumo aos objetivos.

Não importa para qual prova você esteja estudando, seja vestibular, faculdade ou concurso público, o importante é elaborar um planejamento efetivo e duradouro, para que consiga alcançar aquela vaga que tanto almeja. Antes de começar a se planejar, é importante se atentar as estratégias que serão adotadas durante a rotina de estudo. Se você sente dificuldade em se planejar, principalmente no começo do ano, confira as nossas dicas que te ajudarão a manter o ritmo de estudo durante todo o ano.

1 – Crie hábitos

Uma rotina de estudos exige que o candidato avalie os seus hábitos e os efeitos negativos deles. Este é o primeiro passo para obter um planejamento satisfatório. Por exemplo, se você tem o hábito de mexer no celular durante as aulas, mas percebe que isso te atrapalha durante a absorção do conteúdo, é necessário que pense em colocar no seu planejamento a importância de não utilizar o celular durante os estudos.



Saiba que ao montar um projeto de planejamento de acordo com os seus hábitos, você conseguirá facilitar a rotina em até 90%.

2 – Organize o seu tempo

Esteja disposto a calcular o tempo disponível para estudo, trabalho e momentos de lazer (que também são importantes em uma jornada de estudos). Anote os compromissos fixos, reservando horários para aqueles famosos “imprevistos”, que estão passíveis de ocorrer. O Volare Paper Planner permite que você divida os seus compromissos por etapas: manhã, tarde e noite; trabalho, estudos e lazer; prioridades, médio prazo e longo prazo. Isso facilitará a sua organização, porque você pode optar pela etapa que mais se encaixa dentro de sua rotina.

Só não esqueça de montar a sua tabela de compromissos e horários de acordo com a sua realidade.



3 – Controle

O controle de conteúdo é uma peça fundamental dentro do planejamento de estudos, pois ele fará um balanço do quanto já foi realizado e o que precisa melhorar. Nele, é possível acrescentar quantidade de aulasassistidas, resumos a serem revistos, quantidade de aproveitamento do curso e os exercícios sobre aquele tema. Uma dica que nós te damos é utilizar as páginas de rascunho quadriculadas para criar o seu controle de aulas. Desenhe os quadradinhos que representarão a etapa, coloque o nome da matéria e separe cores que serão utilizadas apenas nela.


4 – Lista de prioridades

Criar uma lista de prioridades também pode otimizar a sua rotina de estudos, porque ela te ajuda a não se perder dentro da rotina. Essa dica é importante principalmente para aqueles que trabalham. Existem dias que são mais conturbados que outros. É por isso que a lista de prioridades funciona para eles porque permite que você saiba o que deve ser feito primeiramente.

Ao analisar as prioridades, você não ficará perdido com as atividades que merecem desempenho. Esta é uma ótima opção para quem estuda para certames, especialmente aqueles que exigem uma dedicação maior em algumas matérias. A lista de prioridades se encaixa perfeitamente nos conteúdos que abordam legislação. Isso porque te dará a oportunidade de elencar qual é a parte da lei que mais é cobrada em provas. Ao saber isso, você poderá focar mais tempo de estudo nos trechos mais importantes.



5 – Colorir

Escolher a capa do seu planner, a cor da espiral ou as canetas podem parecer atividades insignificantes. Mas se engana quem pensa deste modo, pois são esses detalhes que podem te deixar ainda mais motivado. Especialistas afirmam que as cores afetam diretamente a concentração e também a motivação dos estudantes. Perceba que quando você compra um lápis com uma estampa que te agrada, a possibilidade de utilizá-lo é muito maior. Nos estudos é assim que funciona, pois as cores, as estampas, os detalhes funcionam como itens motivadores, tornando a rotina de estudos mais leve e divertida.

Na hora de escolher, tenha uma atenção maior nos detalhes, nas cores e nas estampas. Procure opções que se encaixem em tons que lhe proporcionam uma sensação de leveza e criatividade.



6 – Faça anotações

E a última dica é que você faça mais anotações durante o seu dia, para que não esqueça de nenhum compromisso. Não importa se você estuda em casa, numa biblioteca ou na faculdade, é importante levar um bloco de anotações para te auxiliar naqueles momentos da aula que o professor dá dicas, que depois serão passadas para o seu planner.

Não se esqueça: as anotações te ajudam a memorizar os assuntos de uma maneira satisfatória. Tudo que é anotado, precisa ser lembrado.