Matérias acumuladas, noites sem dormir, trabalhos entregues em cima da hora. Na vida real nós sabemos que isso não termina com um inesperado e estrondoso triunfo digno de Hollywood, mas sim com uma bela gastrite depois de incontáveis xícaras de café e uma boa dose daquela sensação de ter feito mil coisas e não visualizar nenhum resultado, não é mesmo?!

O período de volta às aulas, porém, nos dá dois grandes trunfos para evitar todo esse estresse, culpa e arrependimento: tempo e disposição. Enquanto ainda digere a comida das festas e entre a compra de um pacote de glitter e uma tiara de flores para o carnaval, sua mente está descansada e se transforma em um solo fértil de boas ideias.

A dica, então, é aproveitar 15 ou 20 minutos por dia para planejar bem o retorno aos estudos. Quais disciplinas você terá que fazer? E atividades extracurriculares, como cursos de idiomas, por exemplo, vão entrar na grade? Quanto tempo de dedicação aos estudos fora da sala será necessário? E como tudo isso vai se encaixar com as demais atividades da sua rotina?

Mais do que gerar ansiedade, responder a perguntas como essa com sinceridade durante o planejamento vai permitir que você esteja no controle e possa fazer escolhas conscientes. E, como você já deve saber, nada melhor para te ajudar nessa missão que o Volare Paper Planner 2019.

Uma dica é aproveitar as 14 ferramentas extras para começar. Antes de tudo, vá até elas e trace suas metas para 2019, projetando onde quer estar no dia 365/365. Volte para o quadro mensal, organizando as etapas intermediárias do processo para, em seguida, definir semanal e diariamente como se darão os pequenos passos.

Não se esqueça de selecionar um período – no fim de cada dia, semana ou mês – para avaliar como o processo está se dando e, se preciso, redefinir estratégias e reagendar horários e objetivos. Se tudo der certo, da próxima vez que alguém te disser “eu sei o que você fez no semestre passado” a resposta automática será: eu também, e foi extraordinário!