Você já parou para pensar o quanto a sua vida mudou em poucos anos? Será que tudo que você planejou há dois ou três anos foi concretizado? O planejamento a longo prazo é um dos mais importantes dentre os métodos de planejamento, porque permite a análise crítica do que já foi alcançado e do que ainda se deseja. Em vista disso, um novo método surge e tem ganhado visibilidade pela sua forma de organização, é o 10-10-10, criado pela escritora Suzy Welch, que consiste em tomadas de decisões considerando minutos, meses e anos.

Na ferramenta, o objetivo principal é tomar decisões avaliando as consequências delas a longo prazo. Por exemplo, seu objetivo é morar em outro país, mas você não sabe qual o caminho para alcançá-lo, com a ferramenta 10-10-10 você passa a refletir as consequências de morar em outro país, através de uma análise da cidade que pretende morar, dos possíveis empregos que encontrará, do estilo de vida adotado, das comidas típicas e dos hábitos da região, etc. A partir das respostas dessas questões levantadas é que você saberá se morar em outro país é o que realmente deseja.

Uma das grandes vantagens deste método é a quebra no paradigma dentro dos tipos de planejamento, pois nele sempre será considerado o futuro. No entanto, nos outros métodos de planejamento o mais comum é pensar no presente, para que depois seja considerado totalmente o futuro. Deste modo, no 10-10-10 o objetivo é traçar, primeiramente, o futuro para que depois sejam avaliadas as ações referentes ao presente.

Na prática, não é preciso, necessariamente, utilizar o número 10 como base. É possível utilizar quantidades distintas de tempo, por exemplo, dois dias, quatro meses e cinco anos. O propósito deste método é que seja feita uma análise detalhada das suas metas futuras a fim de que sejam alcançadas.

Como começar?

Suzy sugere que comece a utilizar o método através de questionamentos chamados de “10-10-10 retrospectivo”, que consiste em analisar através de perguntas o que você sempre quis, mas não conseguiu alcançar por causa de algum contratempo. Isso porque é muito comum deixar de lado ambições por conta de situações adversas. Deste modo, quando é feita a retrospectiva desses desejos, é possível reconsiderá-los como prioridades.

Por exemplo, você sempre sonhou em cursar uma faculdade, mas por conta de problemas pessoais teve que desistir deste sonho. Mas quando você adota a ferramenta 10-10-10 e faz a retrospectiva, lembra-se que sempre almejou concluir a faculdade, então percebe que este sonho é algo possível, que está ao seu alcance, e passa a trabalhar em busca dele.

Então, comece a se perguntar sobre o que realmente quer, feito isso, passe a analisar as consequências deste sonho, por exemplo, o tempo a ser dedicado, as atividades que deverão ser abdicadas e os problemas que podem surgir posteriormente.

Utilize em vários campos

A ferramenta 10-10-10 é indicada especialmente para as pessoas impulsivas, que agem sob efeito de alguma emoção, porque permite a completa análise daquilo que se pretende. Além disso, o método não precisa ser utilizado apenas nas escolhas profissionais, de modo que é possível seu uso nas decisões pessoais, nos relacionamentos e nas decisões cotidianas.

Quanto maior o campo de atuação da ferramenta 10-10-10, maior será o progresso das ações.

As etapas

O método 10-10-10 pode ser realizado nas seguintes etapas:

1 – Explane as suas metas

2 – Trace um objetivo de acordo com o tempo pré-estabelecido

3 – Comece a agir até a conclusão dos objetivos