Sabia que o stress, na medida certa, pode ser benéfico

Antes de uma entrevista, de um exame ou de uma reunião importante, o batimento cardíaco e a pressão sanguínea sobem. Você fica mais focada, alerta e eficiente. Mas, ultrapassado um certo nível, o stress começa a ter efeitos danosos e os níveis de ansiedade atrapalham suas habilidades, te deixando desatenta, desastrada e mais suscetível a falhas, acidentes e equívocos.
Então, a questão é:
Como saber quando o stress ajuda e quando prejudica?
No livro The Breakout Principle, o médico da Harvard Medical School, Herbert Benson, fala sobre o princípio de ruptura, método pelo qual o stress em vez de simplesmente reduzido, é cuidadosamente controlado para que a você colha os benefícios e evite os riscos.
Como?
1) Foque
Concentre-se num problema para chegar ao nível de stress mais produtivo, aquele que te deixa alerta e eficiente.
2) Mude de atividade
Quando começa a sentir que o stress passou do limite, faça algo totalmente diferente como caminhar, brincar com o cachorro, tomar uma ducha.
3) Sinta o fluxo da produtividade fluir
Com o cérebro mais tranqüilo, a atividade paradoxalmente aumenta em áreas associadas à atenção, a conceitos de tempo-espaço e à tomada de decisões, gerando um súbito insight criativo – o breakout. A etapa final é a chegada a um "estado novo-normal", no qual o rendimento maior é sustentado, às vezes indefinidamente.
Duvida da teoria?
Quem nunca teve aquela ideia brilhante na academia, ou enquanto tomava um banho, ou mesmo dormindo?
Esse processo nada mais é do que explorar uma incrível ferramenta biológica sempre que quisermos.
Agora que você já sabe disso....
Determine qual é a atividade que você vai fazer quando sentir que seu nível de stress está te atrapalhando. Deve ser uma atividade sem qualquer relação com o trabalho, mas algo que dê prazer e relaxamento.